quarta-feira, 19 de outubro de 2011

JEAN PIAGET.................

A ideia de considerar o grande epistemólogo e psicólogo suíço
educador poderia surpreender à primeira vista: de fato, como
chamar de “educador” a Jean Piaget, que jamais exerceu esta profissão,
que sempre negou considerar-se pedagogo, chegando ao
ponto de declarar que “Em matéria de pedagogia, não tenho opinião”
(Bringuier, 1977, p.194), e cujos escritos sobre educação3
não ultrapassam 3%4 do conjunto de sua obra?
A perplexidade pode ser totalmente justificada quando se pensa
exclusivamente na produção científica do próprio Piaget. Porém,
torna-se menor quando se pensa no considerável número de obras de outros autores que se referem às implicações educacionais da
obra piagetiana5. De fato, há muitos anos, inúmeros educadores e
pedagogos de diversos países se referem explicitamente à obra de
Piaget para justificar suas práticas ou princípios. Mas trata-se sempre
da mesma interpretação? Faz-se referência invariavelmente à psicologia
de Piaget, ou evocam-se outros aspectos de sua obra complexa
e multiforme? A qual dos tão diversos “Piagets” devem-se as
contribuições mais importantes: ao Piaget biólogo, ao epistemólogo,
ao psicólogo, ou se está particularmente em dívida com o “político”
da educação – que é como se poderia qualificar o Piaget diretor
do Bureau Internacional de Educação?
Fonte: livro: “Coleção educadores MEC, PIAGET,  Jean.”

Para baixar esse e outros livros da coleção acesse: http://www.dominiopublico.gov.br/
Jean Piaget.

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