CONTAGEM REGRESSIVA: MAIS UMA DAS POSSÍVEIS MANEIRAS DE O MUNDO ACABAR: NANOTECNOLOGIA.......
Ilustração: Gabriel Góes
O americano Eric Drexler foi um dos primeiros a falar sobre as maravilhas da nanotecnologia. No livro Engenhos da Criação, de 1986, ele previu um mundo onde robôs do tamanho de moléculas poderiam revolucionar a medicina e a engenharia. A menos que saíssem do controle. O perigo seria uma falha na programação que os fizessem se reproduzir indefinidamente. "Eles poderiam se espalhar e consumir todos os materiais do planeta para formar novos robôs, reduzindo a biosfera em pó", descreve o autor, que chama o enxame faminto de grey goo (gosma cinzenta, em inglês). Seu tamanho e velocidade impediriam nossa defesa. Se eles comessem carbono, ainda viraríamos presa.
A partir do alerta, grupos como o Greenpeace, a Fundação Nacional de Ciência dos EUA e a Academia Real de Engenharia do Reino Unido se reuniram para discutir os riscos da nanotecnologia. Todos descartaram o risco da tal gosma cinzenta, mas pediram estudos e regulamentação na área. Em 2004, desenvolveu em outras direções e que dificilmente robôs capazes de se replicar de forma indefinida seriam criados, pois seriam desnecessários e energeticamente ineficientes. Por via das dúvidas, ele propôs que qualquer estudo nesse sentido deveria ser proibido. Será que os cientistas obedeceram?
+
VANTAGEM
Estamos longe de desenvolver a gosma cinzenta. E, se formos tecnologicamente responsáveis, nunca atingiremos esse estágio.
-
DESVANTAGEM
Não somos tecnologicamente responsáveis.
Texto: Guilherme Rosa
Fonte: Revista Galileu, N⁰248, Março 2012. Pág. 27
Nenhum comentário:
Postar um comentário